20/04/2008

Cambacica

Uma fruteira recheada de maçãs, laranjas e bananas, que se encontra em cima da mesa em uma área externa da minha casa, se tornou um ponto de encontro com um cambacica. Diariamente, este lindo pássaro procura a fruteira em função de uma banana. A fruta em questão possui um buraco, o que acabou servindo de atração para nosso mais novo bichinho de estimação (livre, é claro).
Este pequeno pássaro, em minha região, é conhecido popularmente por caga-sebo. Já em outras regiões do Brasil é conhecido também por por sebinho, sebito, sebite, caga-sebo, amarelinho, tem-tem-coroado e guaratã. Veja mais sobre
Nome cientifico => Coereba flaveola
Tamanho =>
11,0 cm
Distribuição =>
Ocorre em quase todos os Estados Brasileiros
Postura =>
3 ovos
Habitat =>
Florestas, parques e jardins
Alimentação =>
Néctar e artrópodes. Para coletar alimento agarra-se firmemente à coroa das flores e com o bico curvo e pontiagudo perfura o cálice, atingindo assim os nectários. Visita também as garrafas de água açucarada, destinadas a atrair beija-flores
Incubação =>
15 dias.
Dimorfismo sexual =>
A fêmea é parecida com o macho
Criação em cativeiro =>Existem relatos de criação em cativeiro. A criação se dá em viveiro arborizado
Tipo de ninho =>
Constroem 2 tipos de ninhos: um para criar a prole e outro para descanso e pernoite. O primeiro é esférico, de parede grossa e compacta, feito de palhas, folhas, capins e teias de aranhas; a câmara incubatória localiza-se no centro, com a entrada às vezes protegida por palha. O segundo tipo é menor, mais achatado e de parede frouxa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Um filhote de Cambacica caiu do ninho da arvore em meu quintal.Ele é muito novo para se virar sozinho e não sabe voar direito.Eu coloquei devolta no ninho mas ele se joga no chão toda vez.Fiquei com medo dele morrer,pois tenho cachorro no quintal,passa rato ali direto e também pela altura que ele cai toda vez que se joga.Peguei ele para tentar alimenta-lo até que possa voar e comer sozinho,para soltá-lo novamente.Procurei nos sites sobre a alimentação deles,mas não achei nada sobre como tratar filhotes.Me indicaram uma papa de filhotes que vende em pet shop.Também aconselharam dar insetos para ele.Falaram que pode ser ilegal ficar com ele,mas se eu soltar agora ele morrerá.O que eu faço?Me ajudem.

Anônimo disse...

Pode alimentar ele com farinha lacta e leite, uma papinha. Mais ou menos dentro de 8 dias ele estara voando e pronto para voltar para a natureza.

Anônimo disse...

um caso parecido ocorreu comigo só que ele é mais prematuro e eu queria saber se a farinha láctea também serviria ?ele ainda naum tem penas

o mesmo anonimo de cima disse...

aqui tem uma foto dele
http://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=5ac60b8eca7bfbc7&page=play&resid=5AC60B8ECA7BFBC7!220&type=1&Bpub=SDX.Photos&Bsrc=Photomail&parid=5AC60B8ECA7BFBC7!219&authkey=h0eQ!mGe0O0$

Anônimo disse...

O mesmo aconteceu comigo,estou alimentando ele com papa para filhotes da "alcon club"e nectar para beija flores,e está funcionando.

Anônimo disse...

No meu quintal caiu 2 filhotes de passaros(Cambacica), com parte do ninho, depois do temporal, 1 deles morreu e o outro deve ter uns 2 dias, pois não tem pena e mede 2 cm, um dos pais eu já havia salvado no ano passado mas já tinha pena e media 6 cm. Agora estou dando uma papinha e um tipo de pó que disseram no petshop, que é igual ao nectar para beija flor, ele esta espertinho e já pia baixinho pedindo comida.Liguei para uma veterinaria e ela falou que esperto do jeito que ele esta vai viver. Assim que aparecer as penas vou deixar e observar, próximo de onde os pais tomam banho, quem sabe se unam de novo!

Diego Araujo disse...

Uma Fêmea de Cambacica fez um ninho na varanda da minha casa, exatamente numa peça de artesanato que pendurei no teto, mas o ninho muito grande acabou caindo e nele tinha dois ovinhos.

Fique triste com o incidente, e gostaria de saber como faço para atraí-la novamente para minha casa e quem sabe refazer o ninho. Existe alguma técnica para tal?

Aguardo contato

Diego Araújo